"Comunicar, Formar e Informar"

Marshall Mcluhan, pai do conceito de "aldeia global", mostrou ao nosso entendimento que os meios de comunicação são, no fim de contas, extensões do próprio Homem. A ideia de Macluhan é absolutamente pertinente e renovável. Basta pensar como seria distinto o nosso quotidiano sem os meios de comunicação de massa para percebermos como eles afectam profundamente a nossa vida física e mental.

A World Wide Web abriu-nos um novo espaço público. Símbolo a Ocidente da sociedade da informação, a Rede é, muito provavelmente a par com a televisão, a personificação da cultura pan-mediática contemporânea. Os jornais e a rádio debatem-se com as exigências trazidas por esse novo espaço global e as mais diversas esferas sociais são atingidas pela massificação das formas de comunicar. A nova economia (digital) é o puro indício dessa globalização.

Não temos a pretensão de apelar a uma resistência romântica, ou tampouco a "Dom Quixotismos" de lutas contra moinhos imaginários. Importante será observar atentamente as novas realidades em que o mundo contemporâneo vai mergulhando. O advento da Internet trouxe-nos um novo modo de balizar a história das sociedades. Vincou um antes e um depois do show planetário. Contudo o fenómeno está ainda longe da completa difusão. O Terceiro Mundo permanece longínquo.

Este "brave new world", aliado íntimo de uma cosmovisão tecnológica, reorganizou (ou subverteu?) conceitos e valores fundamentais da espécie humana: a cultura, a política, a religião, a história, a arte, a verdade, a privacidade e a própria inteligência. O certo é que a tecnologia torna a vida mais fácil, mais limpa e mais comprida. Pode pedir-se mais a um amigo? O sistema educativo tradicional terá que se adaptar às novas realidades comunicativas. Como seria desejável uma educação para os Media! Cabe à Escola saber compreender e integrar nos seus curricula as estratégias de produção e os efeitos de um sistema mediático tão atraente como omnipresente.

 

Pela Comissão Organizadora do II ENEJC

Paulo Nuno Vicente